O Que Somos
A Quinta das Amendoeiras está nas mãos da família Negreiros desde os anos 40 do século passado, mas só em 2019, começámos a receber hóspedes. Ao longo destes anos, à medida em que o caminho se fazia, foi se consolidando o nosso perfil como anfitriões.
O Nosso Vinho
As uvas são colhidas manualmente e transportadas em caixas de, no máximo, 20Kg (para que não se esmaguem sob o próprio peso) para a câmara frigorífica. Da câmara frigorífica vão para a adega. Estes cuidados evitam a fermentação e oxidação das uvas antes que cheguem ao desengaçador e dão-nos mais tempo para trabalhar as uvas durante a maceração. Depois de desengaçadas, as uvas são pisadas (por pés humanos) em lagares de granito.
A opção pela pisa humana não atende a qualquer fetiche tradicionalista – é, isso sim, uma opção enológica (até hoje, não se inventou maneira melhor para esmagar as uvas sem esmagar engaços e grainhas). Depois da pisa, o mosto é inoculado com leveduras selecionadas. A temperatura da fermentação é controlada. Depois da fermentação alcoólica, o vinho sofre fermentação maloláctica espontânea. Depois de provado todo o vinho, escolhem-se os lotes que irão para a madeira.
O Negreiros 2019 estagiou 10 meses em cascos de carvalho francês de 1º, 2º e 3º anos. Sempre deixamos parte do vinho em inox, para nos assegurarmos de que o estágio em madeira nunca se sobreponha à riqueza das uvas do Douro.